Menu Menu ContribSoftComunidade CME-LearningContribDocContribWareMenu

 
Verde Entrada
Branco Linha

  Acesso rápido:

Linha
Linha Principal Linha Software Linha Suporte Linha Documentos Linha Rede de Conhecimento Linha CM Magalhaes Linha
Linha Newsletter
Linha Noticias Linha Parcerias Linha


Google

    RSS Caixa Mágica


- O que são "RSS"?
- Como utilizador, como posso beneficiar da Caixa Mágica disponibilizar RSS?
- Como Webmaster, como posso utilizar os ficheiros RSS disponibilizados pela Caixa Mágica?


O que são "RSS"?


RSS é um formato baseado em XMl que permite a partilha simples de conteúdos web. Por um lado, permite criar e disponibilizar de facilmente os conteúdos e integrá-los em portais ou sítios de internet. Por outro permite que os utilizadores tenham acesso facilitado a esses conteúdos através do seu navegador de internet ou outras ferramentas.

Uma vez que ainda não há um consenso em relação ao seu significado, estes são alguns dos nomes que se podem atribuir a RSS:

    - Really Simple Syndication
    - Rich Site Summary
    - RDF Site Summary
    - Rich Site Syndication
    - Rich Syndication Standard

A existência de significados diferentes deve-se também ao facto de existir mais que uma especificação do formato RSS, mas actualmente as mais utilizadas sço:

<topo>

Como utilizador, como posso beneficiar da Caixa Mágica disponibilizar RSS?


Como utilizador pode aceder mais facilmente a informaç%atilde;o actualizada da Caixa Mágica. E como fazer isso? É muito simples.

Quando acede ao site da Caixa Mágica (por exemplo, utilizando o Mozilla Firefox), poderá verificar que no canto inferior direito aparece uma imagem como na figura abaixo. Esta imagem indica que a Caixa Mágica disponibiliza determinado conteúdo aos utilizadores.


Outras imagens poderção ser encontradas na internet:


               


Ao passar com o rato por cima da imagem aparecerá uma caixa de texto com o nome do RSS disponível.


Ao carregar em cima do texto (neste caso, Subscrever "Caixa Mágica - Notícias") uma nova janela irá aparecer. Nesta janela irá escolher o local onde pretende colocar o novo marcador: no menu "Marcadores" na barra de tarefas ou na barra de navegação.


Após seleccionar uma das localizações, é criada uma pasta que irá conter uma lista de itens fornecidos pelo RSS, pasta esta que será actualizada sempre que uma nova notícia for criada.


Para receber os itens do RSS no cliente de mail deve seguir os seguintes passos (tomando como exemplo o Mozilla Thunderbird):

    1. Criar uma nova conta com o tipo "RSS News & Blogs".


    2. No seu navegador de Internet, carregar com o botão direito do rato em cima da pasta adicionada anteriormente e depois em "Propriedades". Copie o conteúdo do campo "Endereço da Fonte".


    3. De volta ao cliente de mail, edite a conta criada atrás carregando com o botão direito em cima do nome e em "Proriedades". Na janela de configurações da conta carregue no botão "Manage Subscriptions..." e depois em "Add" para adicionar o RSS. Insira no campo "Feed URL" o link que copiou atrás no Firefox e carregue em "OK".



A partir deste momento poderá visualizar as notícias da Caixa Mágica no seu cliente de mail..


Se quiser utilizar outros programas para ler RSS, aqui estão alguns exemplos para linux:

<topo>

Como Webmaster, como posso utilizar os ficheiros RSS disponibilizados pela Caixa Mágica?


A utilização dos ficheiros RSS permite inserir e manter actualizadas notícias e actualidades da Caixa Mágica de maneira simples.

Para adicionar esta funcionalidade ao seu sítio de internet é necessário, em primeiro lugar, saber qual a localização dos ficheiros RSS. Os URL's dos ficheiros da Caixa Mágica são:

    - Notícias: http://linux.caixamagica.pt/rss/cmnews.rss
    - Actualidades: http://linux.caixamagica.pt/rss/actualidade_rdc.rss
    - Actualizações de Segurança: http://linux.caixamagica.pt/rss/sec_update10.rss

De seguida é preciso obter regularmente os ficheiros actualizadas para que o sítio se mantenha actualizado. Isto pode ser feito criando um script que vá ao servidor da Caixa Mágica buscar os ficheiros e colocá-los numa determinada directoria. Por exemplo:


Depois configura-se o serviço cron de modo a executar este script regularmente, assim o webmaster já não terá a preocupação de ser ele a copiar os ficheiros RSS sempre que actualizados.

Por fim, é necessário que as páginas de internet estejam preparadas para ler estes ficheiros. Será preciso utilizar um interpretador que leia o conteúdo de cada RSS e que o traduza para formato HTML de modo a ser perceptível para os utilizadores.

Nos links abaixo encontra-se alguma informação sobre interpretadores:

<topo>

Notícias


Caixa Mágica 22 LTS lançada


Caixa Mágica 21 lançada


Caixa Mágica 20 lançada oficialmente


Caixa Mágica 19 lançada oficialmente


Destaques


Destaques

Linux Caixa Mágica 22 LTS


Já se encontra disponível para download o Linux Caixa Mágica 22

Download Caixa Mágica 22



        sobre a CMmapa do siteimagem institucionalCM nos mediacontactosrecrutamentoADETTIO2Hrss